1º PRINCÍPIO

Adesão livre e voluntária

As cooperativas são associações de pessoas com interesses e objetivos comuns. Assim, todo médico que atenda às condições previstas no Estatuto Social, salva impossibilidade técnica de prestação de seus serviços, pode se associar à Unimed Sul Mineira, sem discriminação sexual, racial, social, política e religiosa.

 

2º PRINCÍPIO

Gestão democrática pelos cooperados

Cooperativas são organizações voluntárias e democráticas. A formação de suas políticas e a tomada de decisões para o bem comum são controladas por todos os associados. Para eleger o seu representante, que atua na busca de soluções e benefícios para todos, os eleitores possuem direito de voto igual, considerando assim, todas as opiniões dos médicos cooperados.

 

3º PRINCÍPIO

Participação econômica dos cooperados

Os cooperados contribuem igualmente para o capital de suas cooperativas e, pelo menos parte desse capital, é propriedade comum da cooperativa. Além disso, o trabalho de cada um é remunerado de acordo com o rendimento individual. Quando há excedentes, eles são distribuídos proporcionalmente à produção.

 

4º PRINCÍPIO

Autonomia e independência

As cooperativas são organizações autônomas e geridas pelos seus membros. Por isso, a Unimed Sul Mineira se preocupa em preservar o controle democrático, a autonomia e a independência dos cooperados, em todas as negociações com outras organizações.

 

5º PRINCÍPIO

Educação, formação e informação

Para o desenvolvimento de uma cooperativa, a qualificação é fundamental. Por isso, a Unimed Sul Mineira promove a educação e formação de cooperados, dirigentes e colaboradores, por meio de cursos e treinamentos.

 

6º PRINCÍPIO

Intercooperação

A Unimed Sul Mineira serve de forma mais eficaz aos seus membros e fortalece o movimento cooperativo ao  trabalhar em conjunto com as cooperativas do Sistema Unimed, como a Intrafederativa Sul de Minas, a Unimed Federação Minas e a Unimed do Brasil. Nas negociações com os fornecedores a Unimed Sul Mineira prioriza outras cooperativas.

 

7º PRINCÍPIO

Interesse pela comunidade

O direcionamento das ações da Unimed Sul Mineira é baseado em políticas aprovadas por seus cooperados, atuando com base em seu Estatuto Social, que prevê o compromisso, sempre que possível, com iniciativas de responsabilidade social que estimulem o desenvolvimento das comunidades, implementadas isoladamente ou em parceria com instituições públicas e/ou da sociedade civil.

Guia Médico


Preencha os dados abaixo: