AÇÕES E PROJETOS 2014

Doação de Pães e Leite

Em consonância com dois dos Oito Objetivos do Milênio, “Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome” e “Reduzir a Mortalidade Infantil”, a Unimed Sul Mineira realiza doações em prol das crianças da comunidade do entorno, sendo elas: 504 litros de leite (mensalmente) à Creche Jesus, Maria e José; 360 litros de leite (mensalmente), além de pães salgados e doces (diariamente), para o Centro de Educação Infantil Padre Pavoni - “Cube do Menor”.


Projeto MedSesc

A Unimed Sul Mineira, em parceria com o SINDVALE e o Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC MG), promoveu, em Pouso Alegre, o projeto MedSesc. Criado pelo SESC, em 2004, o projeto itinerante leva exames gratuitos e educação em saúde às comunidades do interior do Estado e periferia dos grandes centros urbanos em Minas Gerais.

Os atendimentos acontecem em unidades volantes (caminhões) totalmente equipadas para atender as diferentes necessidades dos solicitantes.

Entre os dias 10 e 30 de março de 2014, na Praça João Pinheiro, em Pouso Alegre, foram realizadas 120 mamografias bilaterais, 124 ultrassons, 51 orientações sobre sexualidade e drogas, 70 orientações sobre o autoexame da mama e 12 cursos de oratória.

Além destes atendimentos, a equipe de Saúde Integral da Unimed Sul Mineira proferiu palestras sobre DST nas escolas estaduais Monsenhor José Paulino, Vinícius Meyer e Geraldina Tosta.


Unibebê Social

Promovido pela Unimed Sul, através da equipe de Saúde Integral, o Unibebê tem normalmente as clientes da Unimed como público, em encontros que abordam temas ligados à gestação e ao parto. Mas, através de uma parceria da Unimed com o CRAS - Centro de Referência de Assistência Social de Estiva, o Unibebê atendeu, no dia 9 de maio, também a comunidades desta cidade.

Segundo Maria Eliza, coordenadora do CRAS de Estiva, “o evento foi um acontecimento muito rico de informações e ajudou as futuras mamães em diversas questões que surgem neste importante período”.

 

Doação de computadores - PROERD

A Unimed Sul Mineira doou quatro computadores ao Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD durante o evento realizado, no dia 30 de julho, pelo 20º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais.

Ministrado pelos instrutores Sargento Sérgio Gonçalves, Sargento Marilza e Cabo Wellington, o PROERD transmitiu aos alunos noções básicas de cidadania e valorização do ser humano.

Além da doação dos equipamentos, a Unimed Sul Mineira premiou com um kit de brindes os vencedores do concurso de redação, cujo tema foi “PROERD Vida e Paz”. Ao todo, foram 1159 participantes de 16 escolas estaduais, municipais e particulares.

A cerimônia contou com a presença de autoridades, representantes de entidades de classe e familiares dos formandos. Em nota oficial, a Polícia Militar de Minas Gerais agradeceu o comprometimento da Unimed Sul Mineira com o PROERD.

Esta ação fez parte do compromisso que a Unimed Sul Mineira tem em cuidar do desenvolvimento dos jovens de Pouso Alegre e região.


Doação de Computadores - CAIC São João

No dia 13 de agosto, a Unimed Sul Mineira realizou a doação de dois computadores, além de brindes, para o CAIC “Dr. Carlos Ferreira Brandão”, do Bairro São João, em Pouso Alegre.

Os computadores doados foram para o laboratório de informática da escola, que é utilizado pelos alunos, e passou por um processo de ampliação e modernização através do apoio da Unimed Sul Mineira. Além dos computadores, a cooperativa patrocinou brindes destinados à festa em prol da instituição de ensino, que se realizou no dia 15 de agosto.

As doações foram entregues à vice-diretora do CAIC, Maria de Fátima Barbosa, pelas colaboradoras da Cooperativa, Maria José Floriano, Secretária Executiva, e Fernanda Vitorino, setor de Responsabilidade Social.

Esta ação reforça o compromisso da Unimed Sul Mineira em cuidar de um bem extremamente precioso: nosso futuro.


Dia de Cooperar - Dia C 2014

No dia 06 de setembro, a Unimed Sul Mineira, a ACIPA e a ACIPA Mulher realizaram em Pouso Alegre o Dia C – Dia de Cooperar 2014 e PA Saúde. O projeto é uma iniciativa do Sistema Ocemg e tem como objetivo promover um grande movimento de solidariedade e cooperativismo brasileiro.

Realizada na Praça Senador José Bento, a ação contou com o envolvimento de 60 voluntários, que atenderam 640 pessoas com aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Além disso, aconteceram apresentações do Grupo Viver com Unimed, Academia Armação Atlética, Curso de Educação Física, Espaço de Dança Ivan Felipe e Gladiadores Futebol Americano.

A arrecadação reuniu 66 quilos de alimentos não perecíveis e 20 litros de óleo de cozinha usado, que foram doados, respectivamente, ao Asilo Nossa Senhora Auxiliadora e à Associação S.O.S Fraldas descartáveis, que atualmente beneficiam mais de 390 pessoas.

A cooperação de cada um dos envolvidos foi fundamental para o sucesso do evento e, assim como as 115 sementes mágicas distribuídas aos participantes, irão proporcionar bons frutos à vida de todos

 

Ação Sustentável

A Unimed Sul Mineira em parceria com o Inatel Cas@ Viva iniciou o projeto Ação Sustentável que abordou o tema “Lixo Eletrônico: não descarte essa ideia”.

Assim, no dia 22 de novembro, na Praça Senador José Bento, em Pouso Alegre, foram recolhidos equipamentos de pequeno porte e dadas orientações sobre reciclagem, recolhimento e destinação correta de lixo eletrônico.

Além da coleta sustentável, uma equipe de 47 voluntários da Unimed Sul Mineira e Inatel, realizaram 419 aferições de pressão arterial, 338 testes de glicemia capilar, orientações sobre saúde, oficina de reciclagem e atividades de colorir para crianças. 


Outubro Rosa

A Unimed aderiu ao movimento Outubro Rosa e, durante o mês de outubro, promoveu uma campanha dedicada à conscientização de toda sociedade sobre as atitudes necessárias para a prevenção do câncer de mama.

Com o tema “Salvar muitas vidas com um toque de Rosa”, as peças da campanha apresentaram dicas sobre a importância da prevenção e do diagnóstico antecipado. Além disso, palestras informativas foram proferidas pela equipe de Saúde Integral da Unimed Sul Mineira, no auditório da cooperativa.

Em parceria com o Grupo de Apoio à Causa Solidária (GAC-SOL), a Unimed Sul Mineira recebeu doações de 5 toucas e 235 lenços em sua sede de Pouso Alegre, no Espaço Viver Bem e em suas Unidades Comerciais e Administrativas. As arrecadações foram encaminhadas ao projeto Lencinho com Carinho - Pouso Alegre, administrado pelo GAC-SOL.

Os colaboradores da Unimed Sul Mineira também participaram ativamente dessa importante ação. As mulheres utilizaram lenços que foram doados para pacientes beneficiadas pelo GAC-SOL. Já os homens utilizaram fitas rosa, como símbolo da luta contra o câncer de mama.

A Unimed Sul Mineira estimula a cultura do cuidado e do bem-estar, por isso, apoia esse tema tão importante para a saúde das mulheres brasileiras.


Novembro Azul

Após a mobilização em torno do câncer de mama no mês de outubro, a Unimed promoveu, em campanha nacional, outra importante ação: o Novembro Azul.

Durante o mês de novembro, peças da campanha da Unimed apresentaram os personagens “Bigodes”, que deram dicas e falaram abertamente sobre o câncer de próstata, mostrando que não é preciso ter medo e nem vergonha de se cuidar.

 

Dia Nacional de Combate ao Câncer

No dia 27 de novembro, data em que se comemorou o Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Unimed Sul Mineira promoveu uma ação de corte e doação de cabelo entre as colaboradoras da cooperativa, bem como seus familiares e amigos. 

A ação foi na sede da Unimed Sul Mineira e coletou um total de 740 centímetros de cabelo, de 28 doadoras. Além da contribuição das colaboradoras, foram recebidas doações da comunidade totalizando 1.331 centímetros de cabelo. O cabelo doado foi destinado para a ONG Cabelaço, de Canoas (RS), para confecção de perucas que são entregues às crianças em tratamento de câncer.


Doação de Kits para Colorir

Em comemoração ao Dia das Crianças, no dia 9 de outubro, a Unimed Sul Mineira alegrou as crianças atendidas pela Creche Irmã Esther Parreira, no bairro São João, através da doação de 180 kits para colorir.

As crianças, como forma de agradecimento, cantaram músicas para as colaboradoras da cooperativa, que foram realizar a entrega.

Alegrar crianças vulneráveis, mesmo que seja com pequenas atitudes, pode mudar uma perspectiva de vida, por isso, contribuir com a comunidade do entorno, em prol de uma sociedade mais justa, é um dos compromissos assumidos pela Unimed Sul Mineira.


Dia V

No dia 05 de dezembro, colaboradores voluntários da Unimed Sul Mineira e clientes participantes da Dança Sênior do Espaço Viver Bem visitaram o Asilo Nossa Senhora Auxiliadora – “Asilo São Vicente”, e realizaram ações em comemoração ao Dia do Voluntariado, como entrega de brindes e bijuterias (doadas por colaboradoras da Unimed) aos 48 idosos do local, apresentação do Grupo de Dança Sênior, assim como ações de entretenimento e cuidados com o cabelo e unhas dos idosos.

Segundo Fernanda Vitorino, colaboradora do setor de Responsabilidade Social da Unimed Sul Mineira, “O balanço da visita ao asilo em comemoração ao Dia V é imensurável, porque a felicidade dos moradores e a comoção dos voluntários são intangíveis. Foi realmente uma tarde de doação, alegria e, certamente, de aprendizado”.


1ª Campanha Natal dos Sonhos Unimed Sul Mineira

A Unimed Sul Mineira e a Associação de Amigos da Cultura do Bairro Jatobá e Jacarandá promoveram a 1ª Campanha Natal dos Sonhos, que arrecadou 267 brinquedos para crianças atendidas pela associação.

Os colaboradores da Unimed Sul Mineira contribuíram também por meio da adoção de 42 cartas de natal feitas por crianças vulneráveis, que pediram com carinho o presente de seus sonhos ao “Papai Noel”.


Política de Sustentabilidade Unimed Sul Mineira

No mês de novembro, a Unimed Sul Mineira implantou a Política de Sustentabilidade, conforme diretrizes da Política Nacional do Sistema Unimed, da Unimed Brasil.

A nova política será utilizada como uma ferramenta que contribuirá com a gestão mais sustentável da cooperativa, além de priorizar ações em prol do desenvolvimento ambiental, social e econômico sustentável, planejar e monitorar as práticas e incorporar as ações de sustentabilidade ao planejamento estratégico.

Guia Médico


Preencha os dados abaixo: