AÇÕES E PROJETOS 2015

Doação de Computadores

Com a renovação do seu parque tecnológico, a Unimed Sul Mineira doou 27 computadores em ótimo estado para instituições de Pouso Alegre entre 2013 e 2015.

Várias foram as instituições que receberam os computadores, como a APAE, escola CAIC “Dr. Carlos Ferreira Brandão”, Centro de Educação Municipal Professora Tereza Barroso Hardy, 20º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (destinado ao Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD) e o Projeto Social Santo Antônio - PROSSAN.

Em 2015, o Educandário Nossa Senhora de Lourdes recebeu 10 computadores, utilizados na inclusão social das crianças atendidas, principalmente com aulas de noções básicas de informática.

Essa ação fez parte do compromisso que a Unimed Sul Mineira tem em cuidar do desenvolvimento dos jovens de Pouso Alegre e região. Promover e praticar a responsabilidade social. #esseéoplano. 

 

Unibebê Social

No dia 27 de março, o setor de Saúde Integral da Unimed Sul Mineira promoveu o curso Unibebê, para 24 gestantes do município de Estiva, participantes do Projeto Cegonha - CRAS - Centro de Referência de Assistência Social, de Estiva. O evento aconteceu no Salão do Centro Pastoral do município.

Com carga horária de oito horas, o curso informou sobre alterações gestacionais, pré-natal, tipos de partos e anestesias, alimentação na gestação, atividades físicas na gestação, propriedades e benefícios do aleitamento materno e vacinação do recém-nascido.

Além disso, foram transmitidas informações sobre testes neonatais, como o da orelhinha, do olhinho, do pezinho e do coraçãozinho. Como também, orientações gerais de cuidados com o recém-nascido, banho normal e banho de balde.

Realizado por profissionais de enfermagem, nutrição e fisioterapia, o resultado foi excelente e o curso recebeu grandes elogios das participantes, que também ganharam brindes e certificados de nossa equipe.


Eu Ajudo na Lata

A cooperativa aderiu à campanha solidária “Eu ajudo na lata” promovida pela Unimed do Brasil. Em junho de 2015, a sede, o Espaço Viver Bem, o Centro de Especialidades e as quatro unidades de atendimentos iniciaram o recolhimento dos anéis de latinhas. 

Com o valor da venda dos lacres de alumínio, que podiam ser doados até 6 de novembro, a Unimed Sul Mineira planejou comprar cadeiras de rodas ou outros instrumentos que promovessem acessibilidade às pessoas com deficiência, como bengalas, aparelhos auditivos e andadores, e doá-los para uma instituição filantrópica da região. Devido ao sucesso da campanha, ela se tornou contínua a partir de novembro de 2015. A meta foi alcançada e o resultado será abordado no item Dia V.


Dia de Cooperar - Dia C 2015

A Unimed Sul Mineira, em parceria com a Associação Comercial de Industrial de Pouso Alegre (ACIPA) e a ACIPA Mulher, promoveu, em 2015, mais uma edição do Dia C – Dia de Cooperar, com o slogan Ação Cooperar #juntossomosmaisfelizes. A ação solidária desse ano consistiu em beneficiar os Asilos Nossa Senhora Auxiliadora e Betânia da Providência por meio de arrecadação e doação de pó de café.

A cada 500g de pó de café, o doador recebia uma cartela que dava direito à participação em brincadeiras selecionadas pela organização do evento de acordo com a faixa etária. A ação contou com 63 voluntários e arrecadou 102kg de pó de café.

O Dia C – Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema Ocemg (Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais) que, com o apoio e a participação efetiva das cooperativas do estado, tem o objetivo de promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares em um grande movimento de solidariedade cooperativista.


Campanha do Agasalho

Durante o inverno, muitas pessoas e famílias sofrem com o frio por não ter como se aquecer. Uma situação triste, mas real. E a Unimed Sul Mineira, pensando no bem-estar dessas pessoas, apoia e realiza a campanha do agasalho.

A campanha consiste em arrecadação de roupas e sapatos novos e usados, em bom estado, sendo disponibilizados postos de coletas em todas as unidades da cooperativa (Sede, no Espaço Viver Bem, no Centro de Especialidades – Extrema - e nas Unidades Comerciais Administrativas -Pouso Alegre, Cambuí, Santa Rita do Sapucaí e Ouro Fino), como forma de viabilizar o acesso da comunidade.

Em 2015, arrecadamos 1.209 peças de roupas, 80 sapatos e 32 cobertores que foram doados para a Associação de Amigos da Cultura do Bairro Jatobá e Jacarandá e Associação Pastoral de Rua, ambas de Pouso Alegre. 


Dia do Deficiente Físico

Em todo o Brasil, o Dia do Deficiente Físico - 11 de outubro foi marcado por uma série de ações que deram atenção à autonomia e à acessibilidade das pessoas com deficiência. São inúmeros os desafios diários das pessoas com deficiência e, até hoje, elas ainda lidam com discriminação e falta de respeito.

Entre as principais dificuldades, que podem ser evitadas, estão: a vaga no mercado de trabalho que não é oferecida, o prédio sem elevador e sem banheiro adaptado, a escola com escadarias, as calçadas sem rampa, as pias e os bebedouros altos, as filas e assentos preferenciais sendo desrespeitados, o carro estacionado na vaga para deficiente sem ter necessidade, o transporte sem adaptação e o carro estacionado em frente a rampa de acesso à calçada.

Para promover a data, a Unimed Sul Mineira distribuiu 4 mil adesivos à comunidade, clientes e colaboradores. Os adesivos podiam ser fixados em carros, empresas, escolas, casas e demais ambientes de convívio social.

Já as peças online da campanha questionaram quem ocupa vagas reservadas para pessoas com deficiência, sem possuir nenhuma limitação física, em locais como estacionamentos, calçadas, filas e assentos preferenciais. O personagem escolhido foi o João Bobo.

A mensagem da campanha reforçou que o respeito e a inclusão das pessoas com deficiência são fundamentais para garantir o bem-estar comum. Assim, as peças publicitárias convidaram a população para sair do discurso e colocar em prática a inclusão das pessoas com deficiência.


Outubro Rosa e Novembro Azul

Em 2015, a Cooperativa optou por unificar as campanhas sobre o combate ao Câncer de Mama e ao Câncer de Próstata, tornando-as bimestral, com intuito de estender sua veiculação.

Com o tema “Cuidar um do outro. #esseéoplano” a Unimed Sul Mineira realizou a campanha para arrecadação de lenços e toucas e conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de próstata.

Durante a campanha foram arrecadados 139 lenços, 10 toucas e dois chapéus doados para o GAC SOL - Lencinhos com Carinho, entregues, pela Comissão de Responsabilidade Social, à Nilza Domeneguetti, responsável pela instituição que apoia pessoas acometidas pelo câncer. Além disso, colaboradores voluntários da Unimed Sul Mineira distribuíram, em diversos locais públicos, 1.400 flyers informativos à comunidade.

Nos dois meses de arrecadação e conscientização, a Unimed Sul Mineira também realizou ações internas e em empresas clientes, por meio do Programa Empresa Saudável, com palestras relacionadas ao Outubro Rosa e ao Novembro Azul. 


Dia Nacional de Combate ao Câncer

No dia 24 de novembro, a Unimed Sul Mineira promoveu um evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer (27) por meio da ação de cortes de cabelos para doação e confecção de perucas para crianças em tratamento de câncer.

Ao todo, 116 pessoas doaram seus cabelos que foram encaminhados para a ONG Cabelaço, que dará continuidade aos processos de confecção e distribuição das perucas. O resultado dessa ação foi surpreendente! 4.350 cm de cabelos e inúmeras crianças com novos visuais e mais felizes para seguir o tratamento oncológico.

A ação contou com a participação voluntária de profissionais da cidade para os cortes de cabelo gratuito: Salão Excelência, Salão Fios de Ouro e Dani Cioffi Studio de Beleza e também das colaboradoras da Unimed Sul Mineira, Taline Godoy e Simone Pereira.


Dia V

Em comemoração ao Dia Internacional do Voluntariado, celebrado no dia 5 de dezembro, a Unimed Sul Mineira realizou, de junho a novembro, a 3ª edição da campanha nacional “Eu ajudo na lata”, criada pela Unimed do Brasil.

O objetivo da campanha foi a compra de material de acessibilidade, por meio de arrecadação e venda dos lacres de latinhas de alumínio. A arrecadação resultou em 245 quilos de lacres e 18 quilos de garrafas pet, que possibilitou a compra de três cadeiras de rodas, doadas para as seguintes instituições: Associação do Voluntariado de Santa Rita do Sapucaí (Associação Contra o Câncer), de Santa Rita do Sapucaí; Asilo Comunidade do Bom Pastor, de Congonhal e Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, de Pouso Alegre.

A campanha envolveu a população das cidades de Cambuí, Extrema, Ouro Fino, Pouso Alegre e Santa Rita do Sapucaí.


2ª Campanha Natal dos Sonhos

Em sua segunda edição, a campanha “Natal dos Sonhos” da Unimed Sul Mineira beneficiou as crianças atendidas pela Associação de Amigos da Cultura do Bairro Jatobá e Jacarandá (AACBJJ) e as crianças da Escola Municipal São Benedito.

Com o tema “Proporcionar um Feliz Natal com a nossa solidariedade. #esseéoplano”, foram arrecadados 296 brinquedos, no período de novembro a início de dezembro, destinados para AACBJJ.

Além dos brinquedos arrecadados, os colaboradores e cooperados da Unimed Sul Mineira apadrinharam todas as 139 crianças da Escola Municipal São Benedito.

Os presentes doados pelos padrinhos da família Unimed foram entregues pelo Papai Noel (Paulo da Silva Nogueira Filho) durante um almoço patrocinado pela Unimed Sul Mineira, no dia 27 de novembro, nas dependências da escola, que contou com a participação de 12 colaboradores voluntários. As crianças desfrutaram também de brincadeiras com pula–pula, futebol de sabão e escorregador celeiro, vivendo um dia divertido e inesquecível.


Tabela Campanhas 2015

Outras campanhas tiveram adesão da Unimed Sul Mineira e disseminaram boas práticas por intermédio da informação e da conscientização do seu público de relacionamento, conforme verificamos na tabela abaixo. 

Guia Médico


Preencha os dados abaixo: