Conheça abaixo as ações e projetos realizados em 2017.

 

Ação Sustentável – Parceria Inatel Cas@Viva

Em parceira com o Inatel Cas@Viva, por intermédio do projeto Ação Sustentável, a Unimed Sul Mineira disponibiliza em sua Sede Administrativa e no Espaço Viver Bem, um ponto de coleta para pilhas e baterias usadas. Este projeto tem por objetivo conscientizar quanto a preservação do meio ambiente e promover o descarte correto de lixo eletrônico (exceto lâmpadas e geladeiras).

A Unimed Sul Mineira promoveu a 2ª edição do Concurso Cultural “Pequenas atitudes, GRANDES IMPACTOS”, junto aos alunos do Colégio Alegria & Cia. Realizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o concurso tem como objetivo despertar nas crianças o desejo de proteger os recursos naturais do nosso planeta, especialmente a água.


Com foco na inclusão social e o cadastro de currículos de pessoas com deficiência (PCDs), aproximadamente duas mil pessoas participaram de mais uma edição do Dia de Cooperar – Dia C 2017, realizado em 1º de Julho, das 9h às 14h, em Pouso Alegre. Com o apoio de vários parceiros, o evento proporcionou entretenimento e prestação de serviços à comunidade, além da arrecadação de 141 kg de pó de café, que foram destinados à Associação de Valorização e Integração dos Deficientes Ativos – AVIDA.


Para comemorar o Dia da Infância, celebrado em 24 de agosto, a Unimed Sul Mineira promoveu, em 25 de agosto, momentos repletos de felicidade por meio de brincadeiras antigas, como dança das cadeiras, corrida de saco, roda de música, entre outras, com as 180 crianças atendidas pelo Educandário Nossa Senhora de Lourdes, em Pouso Alegre. Além disso, as crianças e os funcionários do local também receberam brindes e um delicioso lanche para celebrar a data.


Para minimizar os impactos das suas Emissões de Gases de Efeito Estufa (IEGEE) e em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, a Unimed Sul Mineira realizou o plantio de 336 mudas de árvores nativas no Campo de Instrução de Pouso Alegre (CIPA).

Participaram do evento clientes, colaboradores voluntários da Unimed Sul Mineira, a Comissão de Responsabilidade Social, além de 40 alunos do Programa Forças no Esporte – PROFESP e autoridades.


Alinhada as comemorações dos 50 anos do Sistema Unimed, a Unimed Sul Mineira, junto à Paróquia São José Operário e à Prefeitura Municipal de Pouso Alegre realizaram, no dia 30 de setembro, uma ação de defesa e cuidado com o meio ambiente. Por meio de uma caminhada, iniciada na Paróquia de São José Operário, os voluntários recolheram os lixos das ruas durante todo o percurso até ao Parque Municipal, próximo ao Fórum da cidade. A iniciativa reuniu mais de 100 pessoas e os participantes receberam camisetas da campanha Mude1Hábito.


Para celebrar o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, a Unimed Sul Mineira, em parceria com o Colégio Cenecista Senador Eduardo Amaral – CNEC Pouso Alegre, promoveu, dia 3 de outubro de 2017, uma tarde repleta de cuidados e de entretenimento para os 83 idosos atendidos pelo Asilo Betânia da Providência, que contou com a participação dos alunos do curso de Gastronomia da Univás. O momento contou com um delicioso café colonial, preparado pelos alunos da Gastronomia e os colaboradores da cooperativa e os alunos do Colégio Cenecista Senador Eduardo Amaral – CNEC, também fizeram doações de itens de higiene pessoal.


Aproximadamente 50 gestantes participaram do Unibebê Social, realizado no dia 13 de setembro de 2017, no salão paroquial da Igreja São João, em Pouso Alegre e ministrado pela equipe multidisciplinar do setor de Atenção Integral à Saúde da Unimed Sul Mineira.

Destinado às gestantes que fazem pré-natal na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do bairro São João, o curso tem o objetivo de proporcionar às futuras mamães diversas informações atualizadas e de qualidade, que irão ajudá-las durante a gestação, no parto e nos cuidados com o recém-nascido. A realização do evento também contou com o apoio da comunidade e do comércio local e ao final do dia, as futuras mamães receberam homenagens e brindes da cooperativa.


Alegria, diversão e solidariedade foram os principais ingredientes da quarta edição do “Natal dos Sonhos Unimed Sul Mineira”, realizado no dia 1º de dezembro de 2017, na Escola Municipal São Benedito, localizada no bairro rural Maçaranduba, de Pouso Alegre. A atividade teve a participação de 17 colaboradores voluntários da Unimed Sul Mineira e contou com várias atrações, como futebol de sabão, cama elástica, escorregador in?ável, piscina de bolinhas e pintura facial, além de um delicioso almoço para os participantes.

O momento mais aguardado pelos alunos foi a chegada do Papai e da Mamãe Noel, que carinhosamente distribuíram presentes para as 147 crianças da escola presentes, entre roupas e sapatos.


Doação de Pães e Leite

Desde 2011, com o objetivo de ajudar a proporcionar uma alimentação de qualidade às crianças atendidas pela Creche Jesus, Maria, José e pelo Centro de Educação Infantil Padre Pavoni - “Clube do Menor”, a Unimed Sul Mineira realiza doações mensais de pão e leite para estas instituições.

Este apoio foi validado para o exercício 2017 sendo beneficiados, mensalmente, o Clube do Menor, com 300 litros de leite e 1.420 pães, e a Creche Jesus, Maria, José com 504 litros de leite.


Doação de Cobertores

No dia 23 de maio, a Unimed Sul Mineira doou 200 cobertores para a Associação Pastoral de Rua de Pouso Alegre. Esses cobertores são fundamentais para as pessoas em situação de rua, cadastradas e atendidas pela associação.


A Unimed Sul Mineira aderiu ao projeto municipal EducAÇÃO, que beneficiou, em especial, a Escola Anathália de Lourdes Camanducaia – CAIC São João.

A cooperativa trocou toda a iluminação da escola por lâmpadas novas e de LED. Após renovar o parque tecnológico, a Unimed Sul Mineira doou 16 computadores usados, em excelente estado de conservação, para o uso dos alunos e professores.


Pelo 4º ano, durante as ações realizadas para fomentar a campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – Outubro Rosa, a Unimed Sul Mineira doou 34 metros de tecidos para a confecção de 51 lenços, pelo Grupo de Apoio às Causas Solidárias - Lencinho com Carinho, de Pouso Alegre.


Doação de Sapatos

Em novembro de 2017, a Unimed Sul Mineira recebeu de duas lojas de calçados de Pouso Alegre, Bartô e Peka, a doação de 252 sapatos novos, para destiná-los a instituições assistenciais que a cooperativa apoia.

Foram doados 195 pares de sapatos para a Associação Pastoral de Rua de Pouso Alegre e 57 pares para a Escola Municipal São Benedito, do bairro rural Maçaranduba.


Para a campanha do agasalho de 2017, a Unimed Sul Mineira contou com a parceria do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Sapucaí – Univás, que desenvolveu um filme para a divulgação da Campanha do Agasalho. O curta retratou a experiência de pessoas que vão ao cinema e começam a sentir frio, o que torna o ambiente desagradável, sensibilizando-os com a frase: “Se sentir frio alguns minutos é desconfortável... Imagina quem sente frio TODOS OS DIAS”. Os alunos envolvidos no projeto foram premiados com uma visita ao Marketing da Unimed do Brasil, em São Paulo.

A campanha arrecadou 980 peças de inverno em bom estado de conservação, entre blusas, calças, cachecóis, sapatos, cobertores, entre outros e ocorreu de 22 de maio até 7 de julho 2017. As doações arrecadadas foram entregues pela Comissão de Responsabilidade Social às instituições: Associação Pastoral de Rua e Escola Municipal São Benedito.


Em 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, a Unimed Sul Mineira promoveu mais uma ação de corte de cabelo gratuito, na sede da cooperativa, em Pouso Alegre. Sensibilizadas com a campanha, mais de 40 pessoas participaram e doaram mechas de seus cabelos, sendo 13 crianças e 28 adultos. Ao todo, foram arrecadados 15.792 cm de cabelos, que foram doados à ONG Cabelaço, uma organização que distribui perucas para crianças em tratamento de câncer.

A campanha “Seu cabelo por um sorriso” é contínua, ou seja, durante o ano inteiro, a Unimed Sul Mineira recebe mechas de cabelo, com medidas a partir de 15 cm.


Para a Unimed Sul Mineira, a 5ª edição da campanha “Eu Ajudo na Lata” foi um verdadeiro sucesso: foram 293 kg de lacres de alumínio a mais que no ano anterior. No total, foram preenchidas 1.035 garrafas Pet (de 2 litros) com 651 kg de lacres de alumínio. A campanha tem como objetivo arrecadar estes itens para que, com o valor adquirido com a venda, seja possível comprar cadeiras de rodas ou outro item que proporcione acessibilidade.


O Dia Internacional do Voluntariado é comemorado em 5 de dezembro e estimula a prática de ações voluntárias em prol da comunidade. A Unimed Sul Mineira promoveu, em 2017, o Dia V, que beneficiou sete instituições assistenciais de Pouso Alegre e região.

Com a ajuda e solidariedade da campanha de arrecadação de lacres de alumínio “Eu Ajudo na Lata”, foi possível adquirir cadeiras de rodas, doadas para as instituições: Asilo Betânia da Providência, de Pouso Alegre; Asilo Nossa Senhora Auxiliadora, de Pouso Alegre; Associação São Rafael, de Pouso Alegre; Asilo Sociedade de Assistência aos Pobres, de Santa Rita do Sapucaí; APAE, de Santa Rita do Sapucaí; Asilo Comunidade Bom Pastor, de Congonhal e Asilo São Vicente de Paula, de Ouro Fino. Cada instituição recebeu uma cadeira de rodas.